Código: | EDB10043 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | MCR | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Joana Filipa Oliveira Cabral |
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Corpo docente: |
Ana Paula Sequeira Gomes de Goes Silvestre Cristina Maria da Silva Morais |
Português
No âmbito desta Unidade Curricular (UC) os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Compreender a história e a natureza da Matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
– Mobilizar conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da Matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
– Usar instrumentos concetuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático
– Identificar, formular e resolver problemas, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões
– Analisar criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
– Mobilizar conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo
Matemática, Cultura e Realidade
Sistemas de deteção de erros
Grafos e aplicações
Teorema das quatro cores
Crescimento exponencial e linear
Potências de base 10 e notação científica
Geometria, Cultura e Realidade
Geometria euclidiana
Geometrias não euclidianas
Geometria esférica
Geometria do motorista de táxi
Número como linguagem
Sistemas de numeração
Desenvolvimento de sistemas de numeração
Organização e potencialidades dos sistemas de numeração posicionais
Números e regularidades
Esta UC visa a compreensão de alguns aspetos da história e da natureza da Matemática, para além do reconhecimento do impacto desta ciência na sociedade. Por isso são abordados temas tais como os sistemas de numeração e as geometrias não euclidianas, que revelam aspetos da história da Matemática, bem como sistemas de deteção de erros e teoria dos grafos que evidenciam o impacto desta ciência na sociedade.
O aprofundamento da compreensão sobre aspetos da Matemática, tanto em termos da sua evolução histórica como da sua aplicação à sociedade visa permitir a mobilização por parte dos estudantes de conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo.
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, procurando promover a construção de conhecimentos sustentada na reflexão sobre a natureza e o desenvolvimento do conhecimento matemático. Neste sentido serão valorizadas as aplicações da Matemática e o seu papel no mundo contemporâneo.
As sessões serão organizadas tendo em conta a leitura e discussão de textos, apresentação pelo professor ou pelos estudantes de temas do programa, resolução de problemas e de investigações matemáticas.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e no esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Pode ser feito presencialmente ou a distância.
As aprendizagens esperadas situam-se a quatro níveis: (a) conhecer alguns aspetos da história da Matemática que ilustrem a forma como esta ciência tem evoluído; (b) identificar aspetos fundamentais da atividade matemática; (c) mobilizar conhecimento matemático adequado à interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo; (d) resolver problemas e desenvolver pequenas investigações, identificando e explicitando estratégias e raciocínios utilizados. Assim, as atividades a desenvolver incluem(i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) elaboração de resumos e comentários, (iii) exploração e discussão de problemas, (iv) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade, e (v) discussão orientada destes temas.
A avaliação incide sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. São tidos em conta (i) a realização de dois testes escritos (2x35%), (ii) a realização de um trabalho de grupo sobre um dos temas da UC, a apresentar em aula (30%). Os estudantes que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, podem realizar um exame final.
Os estudantes que participem nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas poderão incluir-se no sistema de avaliação contínua. Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua, realizarão um exame final.
Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com a docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.
Benarroch, M. (1993). Grafos y Redes. Colección: Matemáticas: Cultura y Aprendizaje.
Buescu, J. (2001) O Mistério do bilhete de identidade e outras histórias – crónicas das fronteiras da Ciência. Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2003) Da falsificação de Euros aos pequenos mundos – novas crónicas das fronteiras da Ciência. Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2007) O fim do mundo está próximo? Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2007). Passeio aleatório. Pela ciência do dia-a-dia. Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2008). A Matemática das coisas. Lisboa: Gradiva.
Crato, N., SANTOS, C. & TIRAPICOS, L. (2006). A espiral dourada. Lisboa: Gradiva.
Devlin, K. (2002). Matemática. A ciência dos padrões. Porto: Porto Editora.
Farmer, D. & Stanford, T. (2003). Nós e superfícies. Lisboa: Gradiva.
Gardner, M. (2002). As Últimas recreações. Lisboa: Gradiva.
Guillen, M. (1983). Pontes para o infinito. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Jacobs, H. Mathematics: a human endeavour. San Francisco: Freeman.
Morrison & Morrison (2002). Potências de Dez. O Mundo às várias escalas. Porto: Porto Editora.
Palhares, P. (coord.). (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A. & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Sites
http://www.atractor.pt/
http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/powersof10/
http://www.powersof10.com/
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